A III Jornada de Pesquisa e Extensão do ( Campus XXI- UNEB) traz o Teatro Popular de Ilhéus com o espetáculo "Boretepetei. uno" ao Colégio Estadual de Ipiau

Ipiaú (BA) — A III Jornada de Pesquisa e Extensão (Jopex), promovida pelo Campus XXI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), leva ao Colé...



Ipiaú (BA) — A III Jornada de Pesquisa e Extensão (Jopex), promovida pelo Campus XXI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), leva ao Colégio Estadual de Ipiaú, nesta quinta-feira (28), às 19h, o espetáculo Borépetei. Uno, encenado pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) em celebração aos 30 anos do grupo.

Com título em tupi que significa “aquele que contém e está contido em tudo”, Borépetei. Uno é uma montagem de forte apelo visual e sensorial. Dividido em três momentos — Religare, Experimentos e Abraço ao Tempo —, o espetáculo se constrói em formato circular e multimídia, estimulando reflexões sobre a história do Brasil, os povos originários e a própria condição humana.

Dramaturgo e diretor do TPI, Romualdo Lisboa ressalta a relevância da experiência em ambiente escolar:

“Trazer o teatro para dentro de uma escola pública não só aproxima os jovens do fazer artístico, como também envolve toda a comunidade em um processo de reflexão e pertencimento”, afirma. Para ele, iniciativas como esta reafirmam o compromisso do grupo em democratizar o acesso à cultura e reconectar o público com suas raízes.

No elenco estão Tânia Barbosa, Ely Izidro, Elane Nascimento, Guilherme Pessoa, Aldenor Garcia e Pablo Lisboa. Este último também assina a direção musical e as composições, enquanto a direção artística é dividida entre Luís Alonso-Aude e Romualdo Lisboa, que igualmente responde pelo texto da peça.

O Teatro Popular de Ilhéus, instituição cultural privada de destaque na cena baiana, mantém parte de suas atividades com apoio do Programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Fundo de Cultura do Estado. Atualmente, o grupo conta com acolhimento institucional da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, o Departamento de Letras, o Núcleo de Artes e o Observatório Astronômico.

Lembramos que a entrada é gratuita. E sua presença marca junto com o grupo um momento importante na história do teatro na Bahia.

Related

novidade 609518385835316942

Postar um comentário

emo-but-icon

Recentes

+ Visitadas

item
- Navigation -