ESCRITORES SÃO MENTIROSOS
Por: Iasmin Vieira Amaral...
https://www.literaturauneb.com.br/2025/05/escritores-sao-mentirosos.html
Por: Iasmin Vieira Amaral
Submerso na Terra dos Sonhos, Neil Gaiman, renomado escritor britânico, nos apresenta um conto sombrio e perturbador sobre a natureza da criação literária. Em “Terra dos Sonhos", terceiro volume da edição comemorativa de 30 anos da HQ Sandman, acompanhamos a jornada de um escritor desesperado em busca de inspiração, que faz uma troca com um velho mestre da escrita. Richard Madoc e Erasmus Fry fazem uma troca, em que Madoc entrega um Bezoar, enquanto Fry entrega a fonte de suas inspirações e o motivo pelo qual o escritor foi capaz de escrever suas histórias épicas e romances momentosos. Dessa maneira, Fry entrega Calíope, uma das nove musas gregas a Madoc, para que o escritor pudesse sair de sua crise criativa. Abalada por ter sido moeda de troca, por ter de ser mantida em cativeiro, continuar sendo privada das posses, abusada e ferida, Calíope questiona Fry e indaga a promessa que o homem havia feito sobre libertá-la antes de morrer, e ele a responde “escritores são mentirosos”.
Essa história explora a complexa relação entre o artista e sua musa, assim como a troca entre Madoc e Fry revela os perigos da obsessão pela criação a qualquer custo. Além disso, a história de Calíope levanta questões importantes sobre a exploração e a opressão feminina, já que a personagem se torna uma vítima do poder masculino, submetida a abusos físicos e psicológicos.
A história de Calíope nos leva a questionar até que ponto a ficção e a realidade se entrelaçam, especialmente à luz das graves acusações de abuso que o escritor Neil Gaiman vem enfrentando. Desde 2024, quando um podcast trouxe à tona relatos sobre seu comportamento, Gaiman passou a ser amplamente criticado devido às denúncias. No entanto, foi apenas em 2025, com a publicação de uma reportagem detalhada pela Vulture, portal da The New York Magazine, que as acusações ganharam uma nova e alarmante repercussão, revelando novos relatos de abuso.
Scarlet Pavlovich, uma jovem de 22 anos, é uma das vítimas de Gaiman. Ela foi contratada para ser babá do filho de Gaiman e da cantora Amanda Palmer. Ao chegar à casa do escritor para começar o trabalho, descobriu que a criança estava em um evento, e ela estava sozinha com Gaiman. O escritor iria participar de uma reunião, então insistiu que Scarlet fosse tomar banho de banheira e, pouco tempo depois, Gaiman aparece sem roupa e fez pedidos para que ela sentasse em seu colo e que ela o chamasse de “mestre”. E não para por aí: oito mulheres foram entrevistadas para a matéria da Vulture e cinco delas eram fãs, que afirmam terem sido também assediadas. Há também o relato da Katherine, que afirma que, após ser convidada com as amigas para um ônibus de Gaiman, ele a agarrou e forçou-a beijá-lo. Kendra é outra vítima de Gaiman que relata ter se encontrado consensualmente com o escritor, mas durante a relação ele foi agressivo e desconfortável, pedindo que ela o chamasse de mestre. Todas essas mulheres têm a faixa de 20 anos de idade e evidenciam a doentia relação de poder que Neil Gaiman impôs.
O escritor se pronunciou após as diversas acusações e falou sobre o assunto em seu próprio site no Neil Gaiman’s Journal. Segundo ele:
“ [...] E também percebo, olhando para eles, anos depois, que eu poderia e deveria ter feito muito melhor. Eu estava emocionalmente indisponível enquanto estava sexualmente disponível, focado em mim mesmo e não tão atencioso quanto eu poderia ou deveria ter sido.”Porém, como dar credibilidade às falas de Gaiman após tantas denúncias parecidas e repetidas. Ele finalizou seu pronunciamento dizendo que:
“Algumas das histórias horríveis que estão sendo contadas agora simplesmente nunca aconteceram, enquanto outras foram tão distorcidas do que realmente aconteceu que não têm relação com a realidade. Estou preparado para assumir a responsabilidade por quaisquer erros que cometi. Não estou disposto a virar as costas para a verdade, e não posso aceitar ser descrito como alguém que não sou, e não posso e não vou admitir ter feito coisas que não fiz.”Já é habitual que artistas acusados de assédio e abuso sexual neguem e descredibilizem as vítimas, principalmente em Hollywood como Woody Allen, James Franco e Morgan Freeman. Gaiman, em seu pronunciamento, nega a veracidade das diversas acusações, o que nos faz pensar na fala de Erasmus Fry “ escritores são mentirosos”. É improvável que todas as acusações sejam mentiras e a posição de Gaiman em negar as acusações está ligada à proteção de sua própria imagem e ao desejo de evitar consequências legais e sociais, como também a necessidade de estar no controle e poder.
Após a repercussão do caso, produções nas quais Neil Gaiman estava envolvido, como Good Omens da Prime Video, foram canceladas. Embora frequentemente se manifeste publicamente em apoio às mulheres e ao feminismo, Gaiman revelou um lado contraditório, se mostrando, na prática, um homem rico, machista, cheio de fetiches e com comportamentos problemáticos. Isso nos faz, como fãs, refletir: será que realmente vale a pena idealizar nossos heróis? ou vale a pena conhecê-los?